Exposição “Entre nós”, no Palacete dos Viscondes de Balsemão

Local: Triplex
Palacete dos Viscondes de Balsemão
Praça de Carlos Alberto 71, 4050-157 Porto

“Entre Nós” reúne um conjunto de obras recentes do artista Francisco Janes numa instalação concebida especificamente para o Gabinete Triplex do Museu da Cidade, procurando iminentemente favorecer a experiência do espaço. As situações, lugares e pessoas que figuram nestes seus trabalhos, além de portuguesas, exercem uma resposta na vivência do momento presente, de forma natural e direta. Entre as imagens e o som que povoam o espaço encontramos fragmentos e ligações de práticas como o trabalho manual, a educação pela arte e a relação imediata com a natureza. O visitante poderá conduzir o seu percurso entre universos e indícios que se dão aos sentidos num registo presencial e vívido, dedicado ao livre-arbítrio.

Francisco Janes (Lisboa, 1981) é um artista e realizador independente, cujo trabalho cresce em torno da experiência e do som. Colabora de forma diversa em projetos de áreas interdisciplinares como publicidade, cinema, performance, ensino independente e arte contemporânea. Completou o Curso Avançado de Fotografia no Ar.Co seguido de um ano de projeto individual interdisciplinar em 2008. No mesmo ano foi Bolseiro Ernesto de Sousa, com residência na Experimental Intermedia Foundation em Nova Iorque. Completou em 2012 o Mestrado de Belas Artes no California Institute of the Arts (Los Angeles) e muda-se dos Estados Unidos para a Lituânia em 2013, onde constituiu família e vive a maior parte do tempo. As suas instalações, filmes e performances desenvolvem um interesse poético e antropológico pela natureza e o trabalho. Soltam uma combinação de tecidos perceptivos, formas e estratégias documentais para focar no mundo situações de libertação futura. Expõe o seu trabalho ao longo do tempo em lugares, contextos e ocasiões diversos.

Fonte: Museu da Cidade