Recrutamento Técnico/a de Serviço Educativo | Teatro Nacional São João

Teatro Nacional São João, Interior

O Teatro Nacional de São João é uma Entidade Pública Empresarial que, no âmbito da sua missão de serviço público, tem como principais objetivos a criação, produção e apresentação de espetáculos de teatro, segundo padrões de excelência artística e técnica e a promoção do contacto regular dos públicos com as obras referenciais, clássicas e contemporâneas do repertório dramático nacional e universal.
O TNSJ é uma casa de criação teatral, mas tem um raio de ação amplo, com projetos dirigidos ao público escolar, um programa editorial de reconhecido mérito, um relevante serviço documental no âmbito das artes performativas e um forte investimento na acessibilidade aos espetáculos.
Integram a estrutura TNSJ, o Teatro São João (edifício-sede), o Teatro Carlos Alberto e o Mosteiro de São Bento da Vitória, espaços onde se realizam espetáculos teatrais, concertos

A Função:
Reportando diretamente à Coordenadora do Centro Educativo do Teatro Nacional São João (TNSJ), o/a Técnico/a de Serviço Educativo tem como principais responsabilidades:
• Orientar oficinas de leituras dramatizadas com alunos dos ensinos básico e secundário, assim como outras atividades com alunos ou professores;
• Orientar ações de formação de professores que promovam as práticas artísticas nas escolas e nas salas de aula
• Orientar oficinas com grupos de diversas faixas etárias, desde crianças a adultos
• Orientar atividades com a comunidade, no âmbito de projetos de aproximação do público ao teatro;
• Preparar dossiers pedagógicos e de atividades para a comunidade escolar;
•  Outras funções inerentes à atividade do Centro Educativo do TNSJ.

Requisitos e Competências para a função
• Experiência em comunicação escrita e criação de conteúdos;
• Experiência comprovada na orientação de oficinas/atividades com crianças, adultos, professores;
• Experiência comprovada de trabalho com alunos a partir dos planos curriculares;
• Experiência comprovada na elaboração e organização de dossiers pedagógicos, para diferentes atividades e públicos;
• Conhecimentos e experiência comprovada em dramaturgia e expressão dramática e práticas artísticas na orientação de atividades;
• Fluência verbal – Excelente competência comunicacional;
• Domínio da informática na ótica do utilizador (Windows, Outlook, Word, Excel, Internet);
• Fluência em línguas (preferencialmente, inglês/francês e espanhol);
• Disponibilidade para deslocações a escolas, no âmbito da atividade;
• Atitude e Motivação – Excelente capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa; simpatia, empatia e agilidade.

Habilitações académicas
Formação superior – Licenciatura em Teatro e/ou Mestrado em Artes Cénicas

Experiência profissional
Experiência mínima de 5 anos em Teatro e Educação
Experiência na orientação de atividades com crianças, jovens, adultos e seniores, desenvolvidas em instituições culturais e/ou de ensino;
Experiência na orientação de ações de formação a Professores/as.

Tipo de contrato
Contrato individual de trabalho a termo resolutivo certo, a tempo parcial, por 6 (seis) meses, ao abrigo do Decreto-Lei 105/2021 de 29 de novembro (Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura).
Horário: Trabalho a tempo parcial (21 horas semanais) em regime de adaptabilidade
Disponibilidade para início de funções em janeiro 2024

Local
As funções serão desempenhadas nas instalações do Teatro Nacional São João (Teatro São João, Teatro Carlos Alberto e Mosteiro de São Bento da Vitória) ou em qualquer espaço em que o TNSJ esteja a desenvolver atividades ou a promover iniciativas.
O Teatro Nacional de São João adota práticas inclusivas e incentiva a candidatura de todas as pessoas, independentemente da idade, identidade de género, orientação sexual, origem étnica, deficiência ou incapacidade, religião, bem como de pessoas que se identificam com grupos sub-representados na área da cultura, desde que reúnam os requisitos e as competências acima descritas para o exercício da função.

Seleção de Candidatos/as
A candidatura deverá ser enviada, por correio eletrónico (recrutamento@tnsj.pt), com os seguintes documentos:
• Carta de apresentação/motivação com as especificações das razões da candidatura;
• Curriculum Vitae atualizado;
• O envio de carta(s) de recomendação será valorizado.
Os candidatos/as selecionados na primeira fase, a análise curricular, serão contactados para a segunda fase, uma entrevista presencial.
A análise curricular tem caráter eliminatório.

Prazo de Candidatura
A candidatura deve ser enviada até às 23h59 do dia 20 de dezembro de 2023.
Disponibilidade para início de funções em janeiro 2024

Data de realização

Prazo de Candidatura
A candidatura deve ser enviada até às 23h59 do dia 20 de dezembro de 2023.

Remuneração

Informação em sede de entrevista

Seleção de Candidatos/as
• Curriculum Vitae atualizado;
• O envio de carta(s) de recomendação será valorizado.
A análise curricular tem caráter eliminatório.

Data limite de Candidatura
20 de Dezembro de 2024