MUvEMMA – Museu Virtual dos Embutidos da Madeira é dado a conhecer

museu_virtual_embutidos_madeira

Foi apresentado oficialmente o MUvEMMA, o museu virtual de embutidos da Madeira, uma iniciativa da Associação do Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova.

O museu, que pode ser ‘visitado através da página web www.muvemma.pt, exibe peças de mobiliário e outras, de diferentes mestres-embutidores, realizadas na Madeira a partir do século XIX.

As peças encontram-se organizadas em três áreas distintas, nomeadamente mesas, caixas e outras peças. Há ainda uma área de acervo e outra de património.

O museu tem como principal objectivo proporcionar aos utilizadores uma experiência imersiva e educativa, através de uma visão tridimensional detalhada das peças.

As peças, pertencentes a diferentes coleccionadores, exibem motivos decorativos diversificados, desde os clássicos padrões geométricos, a composições da flora endémica e indígena madeirense, e representações icónicas do património arquitectónico e etnográfico da Madeira.