“Conservar hoje o Património Religioso” | workshop em Leiria

workshop_leiria

O Município de Leiria promove, no sábado, dia 2 de março, com início às 10 horas, no Museu de Leiria, um workshop e visita orientada com o tema “Conservar hoje o Património Religioso”.

Trata-se de uma ação de formação sobre conservação preventiva do património religioso, com o intuito de apoiar os diferentes agentes que trabalham com o património religioso — desde as alfaias litúrgicas aos paramentos, ou desde as esculturas processionais ao património edificado e integrado.

O Workshop é aberto a toda a comunidade e conta com um tempo de formação a cargo de Ana Rita Santos e Carlos Henriques, Conservadores-Restauradores do Museu do Santuário de Fátima, sendo particularmente importante para os sacristães e outros zeladores das paróquias, incluindo membros das comissões fabriqueiras e dos conselhos pastorais.

Às 12h00 realiza-se uma visita guiada à exposição temporária patente ao público no Museu de Leiria, a cargo de Marco Daniel Duarte, comissário da exposição, e de Ana Manha, Conservadora-Restauradora do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.

A formação, no Museu de Leiria, é gratuita, mas carece de inscrição através do e-mail: museudeleiria@cm-leiria.pt  ou por telefone, através do n.º 244839677 (chamada para rede fixa nacional).

Este workshop realiza-se no âmbito da exposição Corpus: Ritualidade, Forma e Presença, fruto de um trabalho conjunto do Museu de Leiria (Câmara Municipal de Leiria) e do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima (Diocese Leiria-Fátima), que se encontra patente no Museu de Leiria desde maio de 2023.