Município de Mafra vai acolher Pólo de Investigação dedicado às Ciências Musicais

O Ministério da Cultura, através da Direção Geral do Património Cultural, o Município de Mafra e a NOVA FCSH assinaram esta semana, no Museu Nacional da Música (Lisboa) um memorando de entendimento para a criação de um Pólo de Investigação dedicado às Ciências Musicais no Palácio Nacional de Mafra.

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca afirmou, na presente cerimónia que “Mafra tem todas as componentes para se tornar num projeto de referência mundial. É um local extraordinário para o Museu Nacional da Música, em qualquer país do mundo, com um conjunto de carrilhões, seis órgãos portugueses, uma biblioteca com milhares de documentos relacionados com a música e a capacidade de instalar um pólo de investigação dedicado às ciências musicais”.

A parceria viabilizará o desenvolvimento de trabalhos de investigação sobre o espólio do Museu Nacional da Música, o conjunto de carrilhões e os órgãos do Palácio Nacional de Mafra ou a prática musical em Mafra, sendo que será ainda articulada formação avançada e a realização de programas para o público em geral, alunos e professores.

Na mesma ocasião foi ainda assinado um protocolo de parceria entre a Câmara Municipal de Mafra e a Direção Geral do Património Cultural para a criação de um Agrupamento de Entidades Adjudicantes (consórcio), que irá concretizar o projeto de instalação do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra.

Fonte: DGPC