Cerveira recebe primeira mostra de desenhos do maestro Victorino d’Almeida

exposcao_vitorino_almeida

Vila Nova de Cerveira vai receber, a partir de sábado, a primeira exposição de desenhos da autoria de António Victorino d’Almeida, composta por mais de uma centena de trabalhos do maestro, anunciou hoje à Lusa a autarquia local.

A mostra, intitulada ‘Storyboard’, vai ser inaugurada, no sábado, às 21:30, no Fórum Cultural daquela vila do Alto Minho e integra obras que “dão a conhecer temáticas e situações relacionadas com o absurdo” que remontam à sua infância e juventude.

De acordo com a Câmara Municipal, “a forte ligação de Vila Nova de Cerveira às artes determinou a escolha do concelho para a revelação de um outro lado artístico do maestro, na área do desenho, perfilando-se como um momento inédito a nível nacional”.

A exposição ‘Storyboard’ “consiste num conjunto de frases que sugerem situações loucas, impossíveis, irrisórias, surreais” que o maestro, de 76 anos, “resolveu ilustrar”.

“Trata-se de uma obra profusamente ilustrada por alguém que diz que não saber desenhar”, adiantou o município, sublinhando que os trabalhos foram iniciados há cerca de meio século, “quando o autor viajou de comboio até Paris e depois de barco, até Londres – na companhia de um grande amigo – em que frases absurdas e ridículas lhes provocavam continuados acessos de hilaridade”.

António Victorino D’Almeida nasceu em Lisboa, a 21 de maio de 1940. Pianista, compositor e maestro, é autor da adaptação para teatro musicado de “A Relíquia”, de Eça de Queirós, e realizou o filme “A Culpa”, a primeira longa-metragem portuguesa a vencer um festival de cinema no estrangeiro (Huelva, 1980).

Fonte: Notícias ao Minuto