Moedas portuguesas candidatas da Prémio de Melhor Moeda do Ano

1975

moedas

Quatro das moedas comemorativas cunhadas pela Imprensa Nacional Casa das Moeda ao longo de 2015 estão nomeadas para os prémios Coin of the Year 2017. Trata-se das peças ‘O Fado’, ’70 Anos da Paz na Europa’, ‘Colchas de Castelo Branco’ e ‘Equipa Olímpica de Portugal JO Rio2016 – A Preparação’, que são candidatas, respetivamente, nas categorias de: moeda mais artística; melhor moeda contemporânea; melhor moeda de ouro e moeda mais inovadora.

As moedas ‘O Fado’ e ‘Colchas de Castelo Branco’ foram recentemente galardoadas com prémios internacionais em Madrid na terceira edição dos Prémios Nexonum. A primeira moeda da série Património Imaterial da Humanidade conquistou o prémio Melhor Moeda Comemorativa de 2015 e a moeda ‘Colchas de Castelo Branco’, da série Etnografia Portuguesa, foi distinguida como Melhor Moeda de Ouro de 2015. Também na 10.ª edição do Coin Constellation, que teve lugar em Moscovo em Setembro (por ocasião da VII Conferência e Exposição Internacional COINS – 2016), a moeda ‘Colchas de Castelo Branco’ foi eleita a melhor moeda de prata do ano 2015.

Os exemplares nomeados serão apreciados por um painel internacional de juízes que vai decidir as moedas vencedoras nas dez categorias a concurso. Entre elas, aquela que será a Moeda do Ano (Coin of the Year). Os prémios Coin of the Year distinguem o que de melhor se faz no Mundo ao nível do design, da temática e do marketing de moedas e deverão ser anunciados em fevereiro de 2017 durante a World Money Fair, em Berlim, pela Krause Publications.

Fonte: CM

Siga-nos