Lisboa convidada a integrar Rede das Cidades Interculturais

A cidade de Lisboa foi convidada a integrar a Rede das Cidades Interculturais, um projecto do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, na sequência da organização do festival TODOS – Caminhada de Culturas, revelou hoje a autarquia. A Rede foi criada para incentivar novas ideias e práticas de integração dos imigrantes e das minorias, sendo apoiada por uma equipa de 11 peritos com representantes do Conselho da Europa e de consultores políticas das principais organizações europeias.
Actualmente, a iniciativa conta com 11 cidades-piloto (Lyon, Oslo, Reggio Emília, Neuchâtel, Tilburg, Lublin, Berlim, Neukölln, Subotica, Patras, Melitol e Izvesk), mas a organização quer agora ampliar a lista de adesões para partilhar conhecimentos e experiências com mais cidades.
Promovido pela câmara, pelo Gabinete Lisboa Encruzilhada de Mundos e pela Academia de Produtores Culturais, o festival TODOS nasceu em 2009 com o objetivo de estreitar ligações com a comunidade imigrante da zona do Martim Moniz, Largo do Intendente e Mouraria.