Parque escultório de Rui Chafes inaugurado a 4 Julho

A Câmara Coimbra inaugura a 04 de julho, dia do feriado municipal, um conjunto de sete esculturas em ferro de Rui Chafes, que há sete anos foram colocadas no Jardim da Sereia, onde se mantinham, algumas delas escondidas pela vegetação.
«É o maior parque escultório de ferro de Rui Chafes», afirmou hoje a vice-presidente e vereadora da Cultura, Maria José Azevedo Santos, a propósito do artista que tem obras instaladas em diferentes cidades europeias, nomeadamente no Parc de la Cartucha de Sevilha, no Parc de la Courneuve de Paris, em Arnhem, na Holanda, Aran Islands, na Irlanda, e nos jardins do Museu de Esbjerg, na Dinamarca.
Na apresentação das comemorações do Dia da Cidade, que vão realizar-se no Jardim da Sereia, a autarca revelou que as esculturas foram sujeitas a ações de recuperação, porque «estavam com feridas». As obras foram adquiridas a Rui Chafes «pela autarquia, com apoios de outras entidades», e instaladas no jardim da cidade em 2004, junto à Praça da República, mas na conferência de imprensa hoje realizada, os autarcas não conseguiram explicar as razões do esquecimento destas peças pelas vereações precedentes, também lideradas pelo seu partido, o PSD.

Fonte: Diário Digital / Lusa