DESENVOLVIMENTO INFRAESTRUTURAL DO PROGRAMA MUSEOLÓGICO DE CONIMBRIGA

O Museu Monográfico de Conimbriga, celebrou, no passado dia 17 de Outubro de 2011, as escrituras de aquisição de um primeiro lote de 11 terrenos rústicos contíguos ao perímetro visitável das Ruínas, aumentando, assim, em cerca de 5% a área original da cidade romana pertença do Estado.
Deve-se destacar, por um lado, que os 11 terrenos agora negociados, que perfazem uma área total de 8000 m2, incluem uma percentagem muito significativa do local onde se encontra, ainda por escavar, o Anfiteatro de Conimbriga, e, por outro lado, completam o programa de aquisições proposto pelo Prof. Dr. J. M. Bairrão Oleiro, em 1954. Estas aquisições integram-se no programa PROVERE, no seu projecto âncora “Villa-Sicó”, promovido pela Associação de Desenvolvimento Regional Terras de Sicó, que engloba os Municípios de Condeixa, Penela, Ansião, Alvaiázere, Pombal e Soure, e que engloba ainda Tomar.