Museu do Papel celebra aniversário

As comemorações do décimo aniversário do Museu do Papel Terras de Santa Maria arrancam esta segunda-feira, englobando um conjunto de iniciativa até ao próximo domingo.
O ponto alto do programa – na quarta-feira (dia 26) – é a cerimónia comemorativa «10 Anos do Museu do Papel», que conta com intervenções de João Brigola (director do Instituto de Museus e da Conservação), Maria José Santos (directora do Museu do Papel Terras de Santa Maria) e Alfredo Henriques (presidente da Câmara de Santa Maria da Feira).
A sessão, marcada para as 16:00, inclui a apresentação do documentário “Uma Vida a Reciclar Papel”, realizado nos últimos dias de laboração de uma fábrica centenária de papel do concelho.
Neste dia, proceder-se-á ainda à abertura da exposição itinerante “A minha Escola adopta um Museu… um Palácio… um Monumento”, projecto do Instituto dos Museus e Conservação.
Inaugurado a 26 de Outubro de 2001, o Museu do Papel Terras de Santa Maria tem como grande marca identificadora, o facto de ser, simultaneamente, um espaço manufactureiro e industrial em actividade.
O equipamento – localizado em Paços de Brandão – está instalado num antigo engenho papeleiro fundado em 1822, integrando a Rede Portuguesa de Museus desde o dia 18 de Maio de 2002.

Fonte: Diário de Aveiro