CRIAR LISBOA – Open Call Projetos Artísticos Festas de Lisboa

922

criar_lisboa

Os mira­dou­ros são o meio de inte­ra­ção com os cida­dãos e o lugar onde se poderá CRIAR LISBOA. As ideias de pro­je­tos artís­ti­cos devem ser envi­a­das até dia 21 de Janeiro.

O sucesso das edi­ções ante­ri­o­res do Andar em Festa, das Festas de Lisboa, tanto na qua­li­dade das pro­pos­tas rece­bi­das, como em número de espe­ta­do­res, fez com que a EGEAC deci­disse reno­var o desa­fio, agora deno­mi­nado Open Call CRIAR LISBOA.

Desde 2013 já foram sele­ci­o­na­dos e pro­du­zi­dos 15 pro­je­tos em espaço público. O obje­tivo é incen­ti­var cri­a­do­res a desen­vol­ver pro­je­tos de várias dis­ci­pli­nas artís­ti­cas para o espaço público da cidade, rei­vin­di­cando estes «espa­ços» como meio de expres­são e inte­ra­ção com os cidadãos.

Este ano, os espa­ços à dis­po­si­ção dos cri­a­do­res para inter­ven­ção artís­tica são os Miradouros de Santo Amaro, do Monte Agudo e do Largo das Necessidades, «pon­tes de vista» que nos ofe­re­cem uma visão pri­vi­le­gi­ada da imen­si­dão das águas e a mag­ni­tude desta «cidade alargada».

Para este olhar sobre a pai­sa­gem desta “cidade alar­garda”, esco­lhe­mos para inter­ven­ção artís­tica os Miradouros de Santo Amaro, do Monte Agudo e do Largo das Necessidades. Os três luga­res têm em comum o facto de ofe­re­ce­rem uma per­ce­ção da “cidade alar­gada”: por um lado, as coli­nas de Lisboa; por outro, o rio e a Ponte 25 de Abril, que cele­bra em 2016 o seu 50.º ani­ver­sá­rio.
Estes mira­dou­ros são pon­tos de inter­se­ção entre dife­ren­tes zonas topo­grá­fi­cas de Lisboa – a cidade dos bair­ros e a das coli­nas, dos recan­tos escon­di­dos, mas tam­bém a cidade do rio e da luz.

Pontes de Vista” é um con­vite para tra­ba­lhar as dinâ­mi­cas e rela­ções que se esta­be­le­cem; os flu­xos pen­du­la­res do quo­ti­di­ano daque­les que povoam as mar­gens do Tejo.

O júri do CRIAR LISBOA é cons­ti­tuído por  João Paulo Feliciano (músico e artista plás­tico), José Mateus (pre­si­dente da Trienal de Arquitectura de Lisboa) e Paula Nunes (EGEAC).
Os três pro­je­tos artís­ti­cos sele­ci­o­na­dos, cada um com um orça­mento glo­bal máximo de 12.500€, serão pro­du­zi­dos e apre­sen­ta­dos ao público no mês de junho, no âmbito das Festas de Lisboa’16.

As pro­pos­tas deve­rão ser envi­a­das por cor­reio ele­tró­nico para criarlisboa@egeac.pt ou por cor­reio para a morada da EGEAC, até ao dia 21 de Janeiro, às 18 horas. Deverão ainda ter em conta ques­tões como a nor­mal cir­cu­la­ção de pes­soas, a segu­rança, a exe­qui­bi­li­dade orça­men­tal e outras nor­mas pre­sen­tes no regu­la­mento dis­po­ní­vel

Fonte: EGEAC

Siga-nos