MAAT – o novo Museu de Lisboa

museu_logo

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia vai ser inaugurado pela Fundação EDP no segundo semestre deste ano, em Belém, e pretende acolher um programa variado de exposições nacionais e internacionais.

O novo edifício têm a assinatura do atelier londrino Amanda Levete Architects, e será incluído no campus da Fundação EDP, um espaço de 38.000m2 junto ao rio, do qual também faz parte o Museu da Eletricidade.

Este museu vai centrar-se na cultura contemporânea, combinando artes visuais e media, arquitetura, tecnologia, ciência, sociedade e pensamento. Pretende assim afirmar-se como espaço de descoberta, reflexão e de diálogo internacional.

No seu programa inaugural, o MAAT irá apresentar as quatro primeiras exposições nas várias galerias: Lightopia, Segunda Natureza, Edgar Martins e Artist’s Film International.

Lightopia analisa a forma como a luz elétrica revolucionou o nosso ambiente, apresentando exemplos da sua aplicação e reinvenção nos domínios da arte, design e arquitetura, entre outras. É um projeto realizado e comissariado pelo Vitra Design Museum em parceria com a Fundação EDP. A exposição já esteve patente em 2014 e 2015 no Vitra Design Museum (Alemanha), no Espace Fondation EDF (França) e no Design Museum Gent (Bélgica).

Segunda Natureza é a primeira de uma série de exposições a representar a Coleção de Arte Fundação EDP. Esta exposição foca-se nas representações artísticas do mundo natural quando tomamos consciência que já não existe Natureza intocada pela cultura humana.

Também a inaugurar o MAAT, está a exposição individual do fotógrafo português Edgar Martins, residente em Londres. Um projecto inédito de um artista português de reconhecimento crescente, como será regra na sala do Cinzeiro 8.

Por fim, a exposição “Artists’ Film Internacional” irá apresentar um conjunto de artistas internacionais com obras em filme, vídeo e animação. É um projeto colaborativo iniciado pela Whitechapel Gallery, (Londres), e organizado anualmente por um grupo de 16 instituições internacionais.

Texto: Mariana Magalhães
Fotografias: Fundação EDP