“Espaços Cénicos” em exposição, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues

CARTAZ_MJR_ex_alfandega_fe

A Exposição “Espaços Cénicos” patente na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé, decorre no âmbito do programa de Homenagem ao Escultor José Rodrigues.

José Rodrigues realizou o primeiro trabalho como cenógrafo, concretamente para a peça Desperta e Canta de Clifford Odets, que estreou em 26 de Dezembro de 1965. Com esta companhia viria a manter uma estreita e profícua colaboração com consequências notáveis!

A sensibilidade de escultor orientou e foi determinante em toda a ptodução de José Rodrigues no âmbito da cenografia. Recusou o trabalho de cenógrafo tradicional, o desenho ilusionista de paisagens ou interiores e exteriores de arquitecturas, a pintura de telões, a decoração da cena e consequente estatismo. São composições exigentes para o público, induzindo uma atitude interrogativa e proporcionando em simultâneo a consciência dos factores modeladores da transmissão da mensagem e das contingências da recepção.

Esta mostra, composta por 15 maquetes e 16 placares com textos informativos, abriu ao público a 18 de janeiro e ficará aberta ate 18 de Março.”

Fonte: CM Alfândega da Fé