Modelo revisto de apoio às artes sai em Fevereiro

A versão definitiva do modelo de apoio às artes será publicada em Fevereiro e as estruturas artísticas deverão ter resultados dos concursos antes do Verão de 2019, afirmou segunda-feira à Lusa a ministra da Cultura.

Graça Fonseca explicou que esta semana vai ser publicado e colocado em discussão pública o modelo de apoio às artes, já revisto, integrando 24 propostas que obtiveram consenso, entre as 36 apresentadas pelo grupo de trabalho, criado para discutir a reformulação de regras. Segundo Graça Fonseca, há dois meses no cargo de ministra da Cultura, “todas as propostas acolhidas [no grupo de trabalho] têm apenas impacto ou nas portarias ou nos avisos de abertura de concurso”. “Não implicam alteração do decreto-lei, o que nos permite ter um calendário de concurso bastante mais folgado”, disse.

(…)

Em causa está um novo modelo de apoio às artes muito contestado pelas estruturas culturais quando, no início deste ano, saíram os resultados provisórios dos concursos.

(…)

Fonte: Público