Há um novo museu na Baixa lisboeta

Edifício dos Leões, Santander Totta, Lisboa

O Santander Totta decidiu reformular a sede que foi a casa do Banco Totta & Açores durante várias décadas. O edifício foi rebatizado como Edifício dos Leões -por causa dos leões esculpidos na fachada deste prédio histórico construído no início do século XX, um dos mais emblemáticos da Rua do Ouro – e conta, desde o dia 14 de Dezembro, com um espaço museológico.

São três pisos que atravessam toda a história do banco, do Banco Totta & Açores ao Crédito Predial Português, até se tornar Santander. Ao mesmo tempo, reflete a evolução do setor em Portugal. Há relatórios de contas e cheques antigos, selos e infografias explicativas.

As salas da sede tornaram-se naquilo que eram antigamente — sejam escritórios da administração, salas de arquivo ou de reuniões. Uma sala tem um antigo balcão de atendimento — e apresenta uma recriação com sons de clientes a fazerem pedidos aos funcionários.

Este novo espaço cultural vai também acolher exposições temporárias — e a primeira, que já pode ser visitada, é de Joana Vasconcelos. “Lar Doce Lar” fica até maio de 2020 e tem obras compostas por panelas, chuveiros, urinóis ou naperons.

Pode visitar o Edifício dos Leões entre terça-feira e domingo, do meio-dia às 19 horas, sendo que ao fim de semana o horário é alargado até às 20 horas. Fecha aos feriados e à segunda-feira. A entrada custa 8€.