Caminho de Santiago: apresentação do projeto “Facendo Camino”

O projeto “Facendo Camino” visa a criação da uma estratégia para a estruturação, proteção e valorização das rotas portuguesas do Caminho de Santiago na Eurorregião Galiza – Norte de Portugal e envolve a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, a Direção Regional de Cultura do Norte, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal e a Agência de Turismo da Galiza.

Pretende-se com este projeto consolidar as rotas do Caminho de Santiago na Eurorregião Galicia – Norte de Portugal e promover o seu uso sustentável como um recurso cultural e natural transfronteiriço capaz de gerar atividades de turismo e atividades económicas que contribuam para o desenvolvimento socioeconómico deste território.

Objetivos principais:

• Promover, salvaguardar e dinamizar os itinerários portugueses do Caminho de Santiago, enquanto fatores de desenvolvimento socioeconómico sustentável e contributo para a diminuição da sazonalidade e saturação dos itinerários na Galiza.

• Promover a cooperação institucional para a gestão, conservação, valorização e promoção do Caminho de Santiago na Galiza e Portugal.

• Ordenar a exploração turística do Caminho de Santiago, reduzindo o impacto negativo da atividade humana e potenciando o desenvolvimento económico sustentável.
Fonte: Cultura Norte