Museu Municipal de Albufeira reabriu mais acessível

Museu Municipal Albufeira

O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira reabriu esta semana ao público após realização de obras de adaptação.

A intervenção teve em vista “tornar o espaço e a zona envolvente de todos os meios necessários à criação de um percurso acessível a todos os públicos, com interpretação e fruição em iguais circunstâncias, independentemente das suas aptidões físicas, cognitivas, sociais e culturais”.

Há peças tácteis para os cegos apalparem, o chão tem uma linha amarela saliente que indica o sentido da visita, facilitando a vida a quem tem dificuldades visuais, as legendas estão em braille, mas também em língua gestual portuguesa e inglesa, há um painel interativo com explicações, fornecidas com um jogo pelo meio, há realidade virtual, vídeos com linguagem simples, tablets com os quais se pode seguir a visita em cinco línguas – português, espanhol, francês, inglês e alemão -, uma nova entrada para pessoas com dificuldades de mobilidade e uma plataforma para acesso à cave.

Estes são, em resumo, os principais melhoramentos em termos de acessibilidade feitos no Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira.

O investimento, de cerca de 350 mil euros, financiados em perto de 50% pelo Turismo de Portugal, destinou-se a «dotar o espaço e zona envolvente de todos os meios necessários à criação de um percurso acessível para todos os públicos, com interpretação e fruição em iguais circunstâncias, independentemente das suas aptidões físicas, cognitivas, sociais ou culturais».

Fonte: Sul Informação

Acompanhe o Museu (+)