Câmara, Junta e Paróquia iniciam musealização de Santa Marta das Cortiças

estacao_arqueologica_mata_corticas

A Câmara Municipal de Braga, o Conselho Económico da Paróquia de Esporões e a Junta de Freguesia local vão celebrar um protocolo de colaboração com vista à musealização e adequação à visita da Estação Arqueológico de Santa Marta das Cortiças.

Numa primeira fase, a iniciar ainda este ano, será feita a remoção de vegetação e inertes que cobrem as ruínas de um antigo povoado fortificado pré-romano, habitações castrejas, palácio suevo-visigótico e de uma basílica paleocristã.
Serão também criados circuitos de visita, feito o arranjo paisagístico da zona envolvente e elaborado o estudo arquitectónico para um futuro centro interpretativo.

As ruínas encontram-se perto da capela de Santa Marta das Cortiças, local de devoção popular muito procurado, cujas estruturas de apoio serão agora compatibilizadas com o centro de interpretação e recepção.

Da segunda fase do projecto de musealização da Estação Arqueológica de Santa Marta das Cortiças consta a execução do centro interpretativo e de recepção, que acolherá uma exposição monográfica sobre o sítio e conteúdos multimédia acessíveis em auditório virtual.

Fonte: Correio do Minho