25 de Abril. DGLAB abre programa para atribuição de bolsas de criação literária

comemoracoes_25abril50anos

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), no âmbito das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril, vai abrir um programa para atribuição de oito bolsas de criação literária.

Entre outros projetos, está também a criação de uma “biblioteca humana do 25 de Abril”, com testemunhos sobre a revolução.

O investimento da DGLAB para estas oito bolsas semestrais, para a área de Ensaio, é de 60.000 euros, que se destinam a cidadãos portugueses.

No âmbito das comemorações abrilinas, a DGLAB quer dinamizar as 438 bibliotecas públicas, “uma das conquistas do 25 de Abril de 1974”, instaladas em 251 municípios, promovendo diferentes projetos.

Um deles é a constituição de uma “biblioteca humana do 25 de Abril”, também com o apoio da comissão para as comemorações, e tendo em conta que as bibliotecas são um elemento de proximidade com as comunidades.

Este projeto pretende gravar testemunhos sobre o 25 de Abril, de cidadãos maiores de 65 anos, e depoimentos de um jovem com mais de 15 anos, sobre a importância que revolução tem e que impactos teve.

Estes depoimentos serão gravados e posteriormente disponibilizados na conta da DGLAB na rede social Youtube. Será também criado um mapa de georreferenciação.

Um segundo projeto, envolve diretamente os bibliotecários, a quem foi pedido que selecionassem um livro das suas bibliotecas, para adultos e outro para crianças, sobre o 25 de Abril, sendo assim criadas duas listas de livros que podem ser consultados por quem quiser conhecer melhor e aprofundar as questões relacionadas com a revolução.

Este projeto visa ainda “rentabilizar o empréstimo domiciliário gratuito, e maximizarmos o acesso à informação, da liberdade, da democracia”, sublinhou Bruno Eiras.