Fundação Oriente lança prémio com residência artística em Portugal

335

A Fundação Oriente vai atribuir em Outubro um novo prémio «aos jovens artistas de Macau», no valor de cinco mil euros e com um mês de residência artística em Portugal, anunciou hoje uma responsável da fundação.
«Considerámos que era importante incentivar os jovens artistas de Macau na sua área de actividade e que o facto de [o prémio] permitir uma residência artística em Portugal daria uma visão mais alargada do que se faz lá fora», disse a coordenadora da delegação de Macau da Fundação Oriente, Ana Paula Cleto.
A responsável explicou que o prémio tem o valor pecuniário de 50 mil patacas (cerca de cinco mil euros), sendo metade atribuída directamente ao artista, e o restante valor gerido pela Fundação Oriente para custear despesas de viagens e alojamento durante o mês da residência artística em Portugal.
O prémio Fundação Oriente/Artes Plásticas abrange as áreas da pintura, escultura, fotografia, gravura, vídeo ou instalação e é aberto aos artistas residentes em Macau ou que provem ter vivido na Região durante os últimos dois anos, independentemente da nacionalidade, desde que portadores de bilhete de identidade de residente e com idades entre os 18 e 35 anos.
As candidaturas ao prémio estão abertas até 28 de Setembro e o vencedor será apurado entre os trabalhos apresentados no âmbito do III Salão de Outono, com inauguração a 26 de Outubro.
(…)

Fonte: SOL

Siga-nos